terça-feira, 23 de julho de 2013

Beber demais mata

A sede é um dos fatores mais delicados no desempenho de uma pessoa que corre longas distâncias, alguns casos graves fazem parte da história de muitas corridas, onde a hidratação não foi feita dentro dos níveis de segurança necessários.
Por exemplo, na Ultra Maratona Comrades na  distância de 90 km, prova  feita anualmente na África do Sul, uma corredora foi hospitalizada com sintomas de hiponatremia, devidamente tratada ela recuperou-se, o  primeiro caso de óbito registrado devido a excesso de liquido ingerido aconteceu em 1998 na importante Maratona de Chicago que eu reputo como uma das melhores Maratonas do Mundo devido a sua organização.
Uma corredora chamada Kelly Barret, parou na prova faltando apenas 2 km para a chegada, de imediato os paramédicos a socorreram, eles administraram fluidos por via endovenosa na corredora cerca de 120 ml, Barret entrou em óbito três dias depois, seu cérebro ficou danificado, foi uma tragédia que poderia ser evitada.
Em 2002 na Maratona de Boston a corredora Cyntia Lucero na altura dos 20 km da prova, cerca de meia maratona, caiu e foi levada aos hospital onde acabou por entrar em óbito durante o trajeto da ambulância, ela havia ingerido Gatorade demasiadamente.
Em 2007 na Maratona de Londres uma corredora também  faleceu devido a ingestão excessiva de líquidos.
Uma recomendação a todos os corredores: é de fundamental importância que todos bebam de acordo com sua sede, mesmo quando ela ainda não se manifestou, no entanto ingerindo líquidos sem exageros, pois pode ser fatal.
Boas corridas para todos
Carlão - técnico de atletismo
Aceite os acontecimentos à medida que eles ocorrem (Epicteto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.